sexta-feira, maio 28, 2010

Fenêtres Ouvertes - Fabrizzio Macagnan

Essa semana publicamos as fotos de Fabrizzio Macagnan, que esteve na cidade de Nantes em 2006 e 2007. A apresentação dessa vez fica por conta dele mesmo, que nos mandou um textinho falando um pouco sobre as fotos.

Estive na França no ano de 2006/2007, na cidade de Nantes, onde permaneci por 7 meses, frequentando a faculdade de Nantes, curso de medicina. Dá pra se ter uma idéia do local pois é o prédio que se encontra "juste à cotê" da catedral de St. Pierre e St. Paul, na foto panorâmica da cidade. A outra foto da cidade de Nantes se resume à "île Feydeau", que antigamente era cercada de água, dando à cidade o apelido de "Veneza do Oeste". Devido ao terreno sujeito às constantes enchentes do rio Loire, que se divide em 2 braços quando entra na cidade, os prédios têm aquela aparência de estarem desmoronando, uns escorados nos outros.

Na região da Bretagne, encontra-se também o mt. St. Michel, famoso pela abadia, que conta cerca de 1200 anos de suas primeiras fundações e a cidade pirata fortificada de St. Malô. Passando pela Normandie, encontramos as praias do desembarque aliado do dia D, onde está, entre outras, a praia de Omaha, que foi difundida pelo filme do soldado Ryan.
Mais ao norte, as cidades de Granville, local de nascimento de Christian Dior, marcada por seu farol e as inúmeras lembranças da guerra, e Honfleur, famoso cartão postal da região, junto com a ponte da Normandia.

Dentre inúmeros chateaux que se seguem ao longo do Loire, este de Chenonceau tem importância especial, tanto por sua localização, construído sobre o rio Cher, quanto por ter sido dali que Cathérine de Médicis governou a França.

As demais fotos dispensam apresentação dos locais.

Espero que curtam. Abraços a todos.










terça-feira, maio 25, 2010

Bon anniversaire, Bárbara!

E se o pessoal da Aliança faz festa até quando não tem motivo, imagine quando tem. Para comemorar o aniversário da professora Bárbara foram três. Duas delas só na terça: primeiro com a turma do Básico 2 (tarde) e depois com a do Básico 1 (noite). Na quinta foi a vez do pessoal do Básico 3 (noite) comemorar com ela. As fotos das comemorações você confere aqui no blog. À Bárbara desejamos tudo de melhor e deixamos nosso beijo de feliz aniversário.














sexta-feira, maio 21, 2010

Fenêtres Ouvertes - Vivian Kratz

E essa semana a estrela da Exposition Virtuelle Fenêtres Ouvertes - La France au point de vue des étudiants de l’Alliance Française é a aluna Vivian Kratz, do Básico 2. Vivi esteve na França em outubro de 2008 (e a essa altura já deve estar com vontade de ir de novo). Confira abaixo as fotos que ela tirou por lá e vê se manda as suas também. Se nunca foi à França e não tem fotos para mandar, clique aqui e aproveite a chance!

Hello Kitty juntinho com a torre

Uma dica imperdível em Paris é se deliciar com os doces da Paul

Interior de um dos saloes do Palacio de Versalles

Louvre iluminado: impossível não se imaginar em uma cena de Código Da Vinci

Presente francês: céu azul de brigadeiro para a foto perfeita!

Torre Eiffel disfarçada de bandeira da União Europeia

Passeio noturno pelo rio Sena

Para nós q falamos francês (!!!) a foto fala por si

Momento descanso confortavel nos fundos do Louvre


Essa última merece uma historinha: para quem é mochileiro e viaja a Paris, a forma de hospedagem mais comum são os hostels, ou albergues da juventude. Nesses lugares, há uma grande divulgação de uma série de programas diurnos e noturnos. Para quem quer se enturmar uma dica é o Pub Crawl, que existe nas principais cidades da europa. É basicamente assim: dois guris reúnem uma turma em um bar específico. Ali começa o roteiro. O que eu fiz, em Paris, incluia 3 bares e um club. Você paga uma taxa, algo em torno de 20 euros, tem entrada liberada nesses locais e em alguns deles ainda ganha o primeiro drink. Todos os participantes são identificados com uma pulseirinha (como eu na foto). É engracadíssimo de ver (e mais legal ainda participar) uma turma de malucos pela noite, indo a pé de um bar para outro. A diversão é GARANTIDA!!!

terça-feira, maio 18, 2010

A baguete de Sarkozy

Há algum tempo a questão da imigração vem causando discussões acaloradas na Europa, inclusive na França. Em 2009, o próprio Sarkozy levantou debate sobre a "identidade nacional". Com questões xenófobas e racistas em pauta, vemos um negro senegalês se destacar como mestre em uma das mais tradicionais "artes" francesas.

Nascido no Senegal, Djibril Bodian imigrou para a França aos seis anos, onde vive desde então. O jovem padeiro se destacou no cenário nacional por ser o melhor em algo essencialmente francês: as tradicionais baguetes.

Bodian venceu o Grand Prix de la Baguette de la Ville de Paris 2010 por fazer a melhor e mais cheirosa baguete da Cidade Luz. Com isso, embolsou 3600 euros e irá abastecer a residência oficial de Sarkozy por 12 meses com pães da melhor qualidade.

Mas Djibril ganhou algo muito mais importante: mostrou à parcela preconceituosa da França que identidade vai bem além do local de nascimento, da cor da pele ou da religião. E Sarkozy vai se lembrar disso diariamente, sempre que saborear a baguete os deliciosos pães do senegalês.

sexta-feira, maio 14, 2010

Fenêtres Ouvertes - Carolina De Boni

Está no ar mais uma edição da Exposition Virtuelle Fenêtres Ouvertes - La France au point de vue des étudiants de l’Alliance Française. Dessa vez quem manda as fotos é a aluna Carolina de Boni, do Intermediário 2. Carol esteve na França em março, curtindo a viagem em alto estilo. Não esqueça de mandar você também as suas.

La Defense

La Concorde

Jardins do castelo de Versailles

De um Arco ao outro Arco

Arc de Triomphe visto da Tour Eiffel

Vista de cime do Arc de Triomphe

Um bom vinho na Tour Eiffel

Roland Garros

Palais D'Elysée

Les Invalides

terça-feira, maio 11, 2010

Au revoir, Jankiel!

Depois da Grazi, é a vez do aluno Jankiel Berteli, do Básico 3, se despedir. Ele vai morar na Argélia, onde irá trabalhar 3 anos para a Random. Colegas e ex-colegas se reuniram para apreciar as delícias preparadas por Carol e Stela. Até a Lívia Guerra, ex-aluna que mora na França, apareceu por aqui. Aproveite a experiência e não esqueça da gente, Jankiel!