A Nouvelle Vague foi um dos mais importantes movimentos artísticos do cinema europeu. Para muitos, Journal d'un scélérat (1950), de Éric Rohmer, foi o primeiro filme do “estilo”. Para outros, Le Beau Serge (1958), de Vlaude Chabrol é o precursor.
Os críticos de cinema tiveram papel fundamental para a Nouvelle Vague. Seus principais cineastas, gente como Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e Claude Chabrol, escreviam para a revista Cahiers du Cinéma. Mas afinal, o que caracteriza esse movimento?
Em primeiro lugar, o rompimento com o cinema comercial com vistas a produções mais autorais. O roteirista ganha importância, em busca de narrativas sem compromissos com a linearidade. O amoralismo tem lugar tanto nos diálogos quanto na montagem, levando às telas um pouco do temperamento daquela geração.
No Brasil, o Cinema Novo, que revelou nomes como Glauber Rocha e Cacá Diegues, foi fortemente influenciado pela Nouvelle Vague e pelo Neo-realismo italiano.
Para entender um pouco mais, confira abaixo uma breve entrevista com Éric Rohmer e trechos de seu filme Ma Nuit Chez Maud (1969). Rohmer faleceu ontem, 11 de janeiro, aos 89 anos.
terça-feira, janeiro 12, 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário