quarta-feira, fevereiro 24, 2010

Francês é diferencial para vagas em multinacionais

Todo mundo já ouviu o quanto é importante saber outras línguas. A revista Gloss desse mês traz um exemplo real de como isso pode beneficiar sua vida (e seu bolso). Dá uma olhada no trecho da matéria que separamos para o blog.

ACERTE NO ALVO

A administradora Júlia Moreira Mendes, 23 anos, estudou francês durante quatro anos, além do inglês e do espanhol. No ano passado, numa seleção para trabalhar na empresa automobilística Peugeot, ela foi a única selecionada entre trinta candidatos para ganhar cerca de R$ 5,6 mil e mais benefícios. Antes de ter a carteira assinada, a gaúcha fez uma listinha com nomes de multinacionais da França que atuam no Brasil: BNP Paribas, Renault, Peugeot, Moët & Chandon e Société Générale. Dessas cinco, quatro a chamaram para a última fase do processo de recrutamento.

“Eu sabia que o meu diferencial era o francês, então não dava para arriscar um emprego em uma empresa alemã.”

No Brasil, existem cerca de 800 empresas de língua francesa que empregam aproximadamente 1 milhão de funcionários. A maioria dessas companhias é voltada para o setor automobilístico, de produtos alimentícios e de medicamentos. Esse número tem crescido ano após ano, devido a acordos econômicos assinados entre os dois países. Proporcionalmente, as matrículas em cursos de francês cresceram cerca de 45% nos últimos cinco anos.

“Em nossas unidades, os alunos têm entre 18 e 35 anos, sendo 57% deles mulheres”, contabiliza o diretor comercial da escola Aliança Francesa de São Paulo, presente em quarenta cidades do país, Renato Vieira.

POR THIAGO BRONZATTO
Revista Gloss Nº 29 - Fevereiro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário