quinta-feira, outubro 15, 2009

Auguste Rodin

Poucas pessoas sabem, mas o artista francês François-Auguste-René Rodin (1840-1917) fez suas primeiras “esculturas” com a massa que sua mãe usava para fazer pão. Isso mesmo: um dos maiores gênios da cultura francesa começou sua carreira brincando com a comida.

Sua primeira obra, “O Homem de Nariz Quebrado”, foi recusada no Salon de Paris por ser considerada inacabada, um esboço. O interessante é que o sucesso de Rodin veio justamente porque o escultor trabalhou o conceito de “non finito” (inacabado). Na visão do artista, uma parte da obra podia representar seu todo. E foi sua inovação nesse sentido que o alçou à condição de gênio, considerado um dos maiores expoentes do impressionismo.

Se quiser conhecer pessoalmente algumas das principais esculturas de Rodin, aproveite a exposição no Palacete das Artes Rodin Bahia, em Salvador. Mais de 60 esculturas do artista ficarão em exibição por lá até 2012.


L'Homme au nez cassé

3 comentários:

  1. Muito lindo esse texto...
    Parabéns
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Muito interessante o blog! Estudei na AF de Salvador e recomendo a todos que venham conhecer a cidade e esse belíssimo museu.

    ResponderExcluir
  3. Quem for à Paris não pode deixar de visitar o Musée Rodin, fica na Rue de Varenne 77, pertinho do Hôtel des Invalides. Os jardins são lindos e as obras da Camille Claudel também estão lá!

    ResponderExcluir