terça-feira, maio 18, 2010

A baguete de Sarkozy

Há algum tempo a questão da imigração vem causando discussões acaloradas na Europa, inclusive na França. Em 2009, o próprio Sarkozy levantou debate sobre a "identidade nacional". Com questões xenófobas e racistas em pauta, vemos um negro senegalês se destacar como mestre em uma das mais tradicionais "artes" francesas.

Nascido no Senegal, Djibril Bodian imigrou para a França aos seis anos, onde vive desde então. O jovem padeiro se destacou no cenário nacional por ser o melhor em algo essencialmente francês: as tradicionais baguetes.

Bodian venceu o Grand Prix de la Baguette de la Ville de Paris 2010 por fazer a melhor e mais cheirosa baguete da Cidade Luz. Com isso, embolsou 3600 euros e irá abastecer a residência oficial de Sarkozy por 12 meses com pães da melhor qualidade.

Mas Djibril ganhou algo muito mais importante: mostrou à parcela preconceituosa da França que identidade vai bem além do local de nascimento, da cor da pele ou da religião. E Sarkozy vai se lembrar disso diariamente, sempre que saborear a baguete os deliciosos pães do senegalês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário