sexta-feira, março 11, 2011

Claude François

Há exatos 33 anos morria Claude François, um dos mais famosos cantores populares franceses. Seu primeiro sucesso foi a música Belles Belles Belles, de 1962. Gravou diversas versões de hits americanos, como Si j´avais un marteau (If I had a hammer), e fazia coreografias a la Elvis Presley, sucesso entre os adolescentes da época.

Em 1966, acrescentou uma novidade em suas apresentações: 4 belas dançarinas - Les Claudettes. No ano seguinte, mais uma bola dentro: gravou Comme d´habitude, que bombou nas paradas francesas e ganhou uma versão em inglês, My Way, imortalizada por Sinatra. Em 1971 foi a vez de Parce que je t´aime, mon enfant, regravada por Elvis Presley em nova versão, My Boy. Claude reinventava seu estilo a cada mudança no mercado fonográfico, adaptando fórmulas de sucesso nos Estados Unidos para o mercado francófono e fazendo enorme sucesso.

Sua biografia também tem momentos de tensão: em 1975, escapou ileso da explosão de uma bomba do IRA e, 2 anos depois, de uma tentativa de assassinato. A sorte, no entanto, terminou em 1978 - dia 11 de março - quando o cantor deixou cair o secador de cabelos dentro da banheira e morreu eletrocutado, encerrando uma invejável carreira.

Confira abaixo os clipes de Comme d´habitude, My Way (com Sinatra) e Je vais à Rio, em homenagem à cidade brasileira.


Comme d´habitude


My Way


Je vais á Rio

Nenhum comentário:

Postar um comentário