quarta-feira, março 02, 2011

Marrocos comemora 55 anos de independência

Hoje, se comemoram 55 anos da independência de Marrocos, um dos mais famosos países africanos. Marrocos deixou de ser colônia francesa em 1956, por meio de um acordo pacífico. Mais de meio século depois, o francês ainda é a língua dominante no que concerne ao comércio e às relações internacionais, embora o árabe seja o idioma oficial.

Com muitas das mais belas edificações da África, é destino turístico de pessoas do mundo todo. E quem pensa que Marrocos é só deserto está muito enganado. O país tem belíssimas paisagens, com cachoeiras de 60 metros de altura, lindas montanhas e um litoral maravilhoso, banhado pelo mar Mediterrâneo. Não podemos esquecer, é claro, de belíssimas cidades como Marrakech, Meknés, Fez, Rabat, Ouarzazate e, claro, Casablanca.

Aliás, para os fãs da sétima arte, algumas curiosidades: Casablanca, clássico do cinema com Humphrey Bogart e Ingrid Bergman, não teve nenhuma cena gravada na cidade que deu nome ao filme. Em compensação, O Homem que Sabia Demais, de Hitchcock, teve cenas gravadas em Marrakech. Ouarzazate, por sua vez, é local do maior - ou pelo menos um dos maiores - estúdio do mundo, o Atlas, conhecido como Hollywood do deserto. Lá foram rodados filmes como Asterix & Obelix: Missão Cleópatra, Gladiador e 007 - Marcado para Morrer.

Só para dar mais um gostinho, segue um vídeo sobre o estúdio Atlas.


Um comentário:

  1. Muito bom tá de parabéns,peguei até algumas coisinhas para colocar no meu trabalho,e parabéns novamete!Bjs

    ResponderExcluir