quarta-feira, março 30, 2011

Morte de Alencar na imprensa francófona

Quelle a été l’information la plus importante et répétée au Brésil cette semaine? La mort de l’ancien vice-président José Alencar. Bien, au Brésil, une information très répétée, répétée, répétée. Mas e na imprensa de langue française? Fomos procurar. A informação apareceu, mas muito menos do que aqui. O interessante desses casos é que a gente já conhece a notícia, fica muito mais fácil entender tudo em outra língua. A professora Bárbara achou alguma coisa sobre isso no Cyberpresse, du Canada, nesse link.

A professora Gisele encontrou um parágrafo no jornal francês Le Monde, no meio de uma notícia sobre a viagem da presidente a Portugal. Mas ela se assustou: disseram que Dilma encurtou a visita a Portugal em razão da morte do vice-presidente, mas se esqueceram de dizer que ele não estava mais no cargo! O Le Monde matou o Temer!

Aqui está a prova do trecho, com o link para a notícia inteira:

La présidente brésilienne a toutefois dû écourter sa visite en raison de la mort du vice-président, José Alencar, annulant les rencontres prévues mercredi après-midi avec son homologue, Anibal Cavaco Silva, et le premier ministre, José Socrates.

Nenhum comentário:

Postar um comentário