quinta-feira, agosto 18, 2011

Balzac

Há 161 anos, dia 18 de agosto de 1850, morreu em Paris um dos mais importantes escritores de todos os tempos: Honoré de Balzac. Ícone do realismo francês, Balzac escreveu, em apenas 20 anos, cerca de 90 romances e novelas, além de 5 peças de teatro e 30 contos.

Balzac costumava passear pelas ruas (e pelo cemitério Père Lachaise) para buscar inspiração para seus textos. Nas lápides, encontrava os nomes e, nas pessoas, comportamentos. O resultado é uma obra imortal, com mais de 3 mil personagens, muitos deles geniais.

O individualismo, a descrença na família e um certo desprezo à burguesia são algumas das características de seus livros. Entre suas publicações mais conhecidas, estão A mulher de 30 anos (que inspirou o termo balzaquiana), As ilusões perdidas e A Bretanha.

Embora tenha se sagrado como um dos maiores nomes da literatura de todos os tempos, Balzac era baixinho, gordo, meio porco e tinha grandes problemas com dinheiro. Estava sempre fugindo de credores e se metendo em enrascadas financeiras. Em certo momento, chegou a pensar em vir para o Brasil tentar uma vida nova, conforme registrado em carta escrita à condessa Hanska (com quem casou em 1950). Pena que não tenha vindo, pois certamente teria encontrado combustível para muitos romances por aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário