quinta-feira, setembro 01, 2011

Petit Gâteau do Roberto

A turma do Avançado do profe Alex se reuniu para mais uma farra confraternização, dessa vez com um maravilhoso petit gâteau no menu. Quem preparou a iguaria foi o Roberto (com a ajuda do Alex). Além de fazer a alegria dos colegas presentes, que se deliciaram com os "bolinhos", o Beto resolveu ser legal com todo mundo e compartilhar a receita aqui no blog!

Aproveite que o final de semana está chegando e vá separando os ingredientes. Nesse friozinho vai ser ótimo saborear uns petit gâteaux. Confira abaixo a receita e, logo após, as fotos do encontro. Bon appétit!


Receita Petit Gâteau (6 unidades)

Ingredientes:

2 ovos + 2 gemas
2 colheres de sopa de farinha
50g de açúcar
1 gota de essência de baunilha
120g de chocolate meio amargo
100g de manteiga sem sal
Chocolate ao leite para finalizar
Sorvete de creme
1 vidro de cerejas com calda de marasquino

Modo de preparo:

Derreta a manteiga e o chocolate meio amargo em banho maria ou microondas, misturando bem para que fique um creme uniforme. Reserve.

Bata os ovos e gemas até mistura ficar homogênea, depois vá incorporando a farinha e o açúcar (peneirados) e a gota de essência de baunilha, sempre batendo para desmanchar completamente. Quando estiver pronto, junte o chocolate derretido com manteiga e misture bem. Reservar na geladeira por no mínimo 30 minutos.
Importante - bata à mão utilizando um fouet ou, na ausência desse, um garfo.

Unte as forminhas com manteiga, preencha com a mistura e coloque dentro de cada bolinho um quadrado de chocolate ao leite. Asse por aproximadamente 8 minutos em forno pré-aquecido a 250 graus (tempo pode variar de acordo com forno - atenção para que o meio do bolo não asse, derramando ao ser cortado).  Desenformar com auxílio de 2 colherinhas.

Servir com uma bola de sorvete e cereja com calda de marasquino, utilizando a calda para enfeitar o prato.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário