segunda-feira, outubro 03, 2011

Allan Kardec

Há 207 anos, em 3 de outubro de 1804, nasceu o francês Hippolyte Léon Denizard Rivail, conhecido mundialmente como Allan Kardec, o "codificador" do espiritismo. Rivail adotou o pseudônimo Allan Kardec por acreditar ter sido esse seu nome em outra encarnação, como um druida gaulês. A informação lhe foi revelada por um dos espíritos com quem manteve contato.

Antes de se consagrar como pai do espiritismo, Rivail era um reconhecido educador, com diversas obras publicadas. Além de lecionar e manter uma escola em sua casa, Rivail participava ativamente em discussões pela melhoria do ensino público.

Já famoso por seu trabalho como pedagogo, Rivail passou a pesquisar os fenômenos do espiritismo, em uma época na qual as "mesas girantes" eram febre na França. As descobertas de suas pesquisas somadas à sua fé e ao seu talento como pedagogo tiveram como resultado "O livro dos espíritos" (Le Livre des Esprits), publicado em 1857 e considerada a obra mais importante sobre o espiritismo.

Rivail - ou Allan Kardec - morreu em Paris, aos 64 anos, vítima de um aneurisma. Está sepultado no cemitério do Père-Lachaise, em Paris. Sua doutrina, no entanto, permanece viva e com um número cada vez maior de seguidores no mundo todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário