sexta-feira, outubro 21, 2011

Um rápido passeio por Paris. Rápido MESMO.

Em 1976, o francês Claude Lelouch gravou o polêmico curta metragem C'était un rendez-vous. devido à natureza, digamos, politicamente incorreta do filme, há uma série de lendas e confusões em torno da obra. Há quem acredite que o autor se aproveita da situação para criar ainda mais "mistérios" em torno do curta.

Filmado em uma única tomada, mostra um passeio em alta velocidade por Paris, no início da manhã. Embora muitos digam que o carro que fez o trajeto tenha sido uma Ferrari 275 GTB e que tenha chegado a mais de 300 quilômetros por hora, nada disso é verdade. O carro usado foi um Mercedes-Benz 450SEL e o áudio (esse sim de uma Ferrari) foi colocado posteriormente. A velocidade, segundo o próprio diretor, não chegou de 240 por hora e, segundo especialistas que analisaram o vídeo, dificilmente passou de 140.

Outra dúvida que fica no ar é de quem seria o piloto. Há quem diga que foi um piloto profissional de Fórmula 1, um taxista ou mesmo o próprio Lelouch. Polêmicas e incertezas a parte, vale a pena ver alguns dos principais cartões postais de Paris nesse vídeo muito legal e que sobrevive há 35 anos ainda cercado de incertezas e mistérios. Confira abaixo o filme e uma entrevista com o diretor.

Dica do aluno Diogo Almeida Gil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário