quarta-feira, outubro 12, 2011

Bon anniversaire, Cristo Redentor

Hoje, 12 de outubro, um dos monumentos mais famosos do mundo completa 80 anos - o Cristo Redentor. Considerado uma das 7 maravilhas do mundo atual, é o principal cartão postal do Rio de Janeiro e do Brasil.

Construída a partir de doações de fiéis católicos de todo o país, a estátua levou cerca de 5 anos para ficar pronta. Foi uma importante obra da engenharia civil brasileira, com projeto desenvolvido por Heitor da Silva Costa, desenho feito pelo artista plástico Carlos Oswald e braços e rosto executados pelo escultor francês Paul Landowski. Pois é, o monumento mais importante do Brasil tem um toque francês!

Descendente de poloneses, Landowski nasceu em Paris e, além do Cristo Redentor, produziu mais de 35 monumentos em sua cidade natal e outros importantes projetos mundo afora. Entre eles, o Muro dos Reformadores, em Genebra. Quem quiser conhecer melhor o trabalho do artista (além do nosso agora "oitentão" Cristo Redentor) pode dar uma passadinha em Boulogne-Billancourt, subúrbio de Paris, e visitar o museu dedicado a Landowski.


Nenhum comentário:

Postar um comentário