sexta-feira, julho 08, 2011

Jean de La Fontaine

Considerado o pai da fábula moderna, Jean de La Fontaine nasceu na França há exatos 390 anos, em 8 de julho de 1621. Publicou seu primeiro livro, Eunuchus, em 1654, mas suas primeiras fábulas só chegaram ao público francês 14 anos depois, em 1668. O livro, intitulado "Fables choisies - mises en vers", continha 124 fábulas. Foi republicado várias vezes ao longo da vida do escritor, sempre com o acréscimo de novos textos.

Seu círculo de amigos incluía nomes como Racine, Boileau e Molière, com quem montou um grupo literário. Em 1684, conquistou uma vaga na Academia Francesa de Letras. Entre suas fábulas mais conhecidas, estão A Lebre e a Tartaruga, O Homem, O Menino e a Mula, O Leão e o Rato, e O Carvalho e o Caniço.

La Fontaine morreu em 13 de abril de 1695 e está enterrado em Paris, ao lado do amigo e dramaturgo Molière.

Abaixo você confere uma animação produzida pelos estúdios Walt Disney inspirada na fábula A Lebre e a Tartaruga, dublada em português de Portugal.


Um comentário:

  1. C'est incroyable! O homem tem quatrocentos anos e as histórias que ele reuniu continuam sendo re-contadas! Essas fábulas são a origem de muita citação que está sendo usada até hoje.
    Gisele

    ResponderExcluir