segunda-feira, julho 04, 2011

Marie Curie

Há exatos 77 anos, em 4 de julho de 1934, morreu a cientista franco-polonesa Marie Curie. Apesar de nascer na Polônia, desenvolveu suas atividades na França, após se formar em física e matemática na Sorbonne.

Marie e seu marido (e ex-professor) Pierre Curie desenvolveram pesquisas que trouxeram grandes avanços para a ciência, entre eles a descoberta dos elementos químicos rádio e polônio, além de estudos revolucionários sobre a radioatividade.

Suas contribuições para a ciência renderam dois prêmios Nobel: o de física, em 1903, e o de química, em 1911.  Foi a primeira pessoa a receber dois prêmios Nobel, a primeira mulher a dar aula na Sorbonne e a primeira mulher a ser sepultada no Pantheón de Paris.

Marie Curie morreu de leucemia, em 1934, muito provavelmente em consequência da sua exposição à radioatividade durante as pesquisas que realizou. Sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, ganhou o Nobel de química no ano seguinte, 1935, em razão da descoberta da radioatividade artificial.

Para saber mais, vale assistir o filme Madame Curie (1943), que teve sete indicações ao Oscar e conta um pouco da história de Marie. Confira o trailer abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário