sexta-feira, julho 01, 2011

Bon anniversaire, Leslie

Hoje Leslie Caron completa 80 anos bem vividos. A atriz e bailarina francesa atuou em vários musicais da década de 50, inclusive ao lado de gênios como Gene Kelly e Fred Astaire.

Em 1951, atuou ao lado de Kelly em Sinfonia de Paris, considerado um dos 10 maiores musicais americanos de todos os tempos e vencedor de seis Oscars, inclusive o de melhor filme. Uma estreia de respeito. Dois anos depois, foi indicada ao Oscar de melhor atriz pelo musical Lili. Mais dois anos se passaram e a francesinha atuou ao lado de Fred Astaire em Papai Pernilongo. Em 1958, protagonizou Gigi, vencedor de 9 Oscars, incluindo novamente o de melhor filme. Após quatro anos foi indicada ao Oscar de melhor atriz mais uma vez, dessa vez por seu papel no drama The L-Shaped Room, pelo qual ganhou os prêmios BAFTA e Globo de Ouro.

Depois de um tempo atuando em filmes de menor destaque, voltou à cena em 1984 no filme Fora de controle (La diagonale du fou), vencedor, no ano seguinte, do Oscar de melhor filme estrangeiro e do César de melhor obra de estreia. Cinco anos atrás, Leslie recebeu um Emmy por sua atuação como atriz convidada na série Law and Order. Em 2009, ganhou finalmente sua merecida estrela na Calçada da Fama.

Para saber mais, acesse a página da atriz no IMDB. Mas, antes disso, curta o vídeo abaixo, no qual a bela francesa contracena com Fred Astair.

Um comentário:

  1. Gente, ela ainda vive???????? Eu a descobri numa época em que não tinha sono e varava as noites assistindo aos filmes antigos que o Corujão exibia. E mais - Gigi tem grande responsabilidade na imagem que a gente formou das francesas...
    bisous
    Gisele

    ResponderExcluir