quarta-feira, novembro 30, 2011

Incendies

Quem está a fim de curtir um filminho mas está em dúvida do que levar, pode seguir a dica da nossa aluna Graziela Chiattone Martins, do A2.2 (Intermediário 1), que nos mandou uma resenha do filme Incêndios. Ela prometeu mandar resenhas de mais filmes - principalmente daqueles que ela recomenda - e nós adoramos a ideia. Aliás, Incendies foi o título mais retirado da nossa videoteca em outubro e novembro. Pelo visto a dica é quente.








Ficha técnica:
Titulo original: Incendies
Gênero: Drama
País de origem: Canadá / França
Ano de lançamento: 2011
Direção: Denis Villeneuve
Estúdio: Imovision
Trilha sonora: há duas canções - You And Whose Army? e Like Spinning Plates do Radiohead.


Premiações:
Oscar: Indicação para Melhor Filme Estrangeiro em 2011
Genie Awards (o Oscar canadense): grande vencedor, com oito prêmios, incluindo melhor filme, direção (Denis Villeneuve) e atriz (Lubna Azabal). Incêndios foi aclamado por público e crítica – entre seus admiradores, encontram-se, por exemplo, a jornalista Ana Maria Bahiana, que esteve em Caxias já por duas vezes ministrando workshops de cinema para aspirantes e leigos, e a documentarista Julia Bacha (diretora de Budrus).


La histoire:
O filme é inspirado em uma peça teatral de Wadji Mouwad, que também inspirou-se em alguns fatos-chave da guerra civil libanesa.


A história do filme começa com o falecimento, em Quebec, da mãe de um casal de gêmeos adultos. Em razão de sua morte, é revelado por um tabelião seu testamento aos gêmeos. Em seu testamento, a mãe falecida deixa instruções muito específicas a respeito de seu sepultamento e ainda duas cartas são entregues aos gêmeos, com a tarefa de localizar son pére e son frère, com a finalidade de entregar tais cartas aos destinatários,  le père e le frère.


Ao final do testamento, la mère ainda informa que ao fim de tal busca um segredo terrível será revelado e portanto seus filhos entenderão seu passado.


Ficou com vontade de assistir?


Sim, tem na cinemateca da Aliança Francesa.


Recomendo fortemente, pois o trabalho dramático da atriz Lubna Azabal e o olhar nu, cru e sensível ao mesmo tempo do diretor, há de ser apreciado e aplaudido.


Graziela Chiattone Martins


Um comentário:

  1. Nossa, se depender da Graziela, vão ser umas 4 críticas por semana. Toda quinta-feira ela chega dizendo que viu meia dúzia de filmes no fim de semana!
    Merci, Grazi, faz um tempão que a gente queria umas resenhas de alunos sobre os filmes. Tu és a primeira corajosa, quem sabe mais gente se habilita?
    Bisous
    Gisele

    ResponderExcluir